quarta-feira, 16 de junho de 2010

A águia que queria ser uma galinha.

Mais um lindo dia nascera na fazenda do Sr. Thompson, o maior criador de galinhas de todo Texas. Jeremy A. Thompson era apaixonado por aves, tinha varias espécies destes lindos animais alados e seu maior orgulho era sua criação de aves galiformes.
Sr. Thompson possuía espécies para exposição, espécies destinadas para a produção dos mais belos ovos, galos robustos para a procriação e frangos com a mais deliciosa carne possível.
- Maria, por favor, poderia apressar o meu café, estou esperando uma importante visita hoje e tudo precisa estar em ordem.
Disse Jeremy à criada de origem latina.
Aquela era uma manhã especial para Jeremy, pois em poucas horas receberia em sua casa um renomado biólogo e especialista em aves, Jimmy Hathaway.
Jeremy preparou tudo para que a estada do especialista fosse à melhor possível em sua fazenda. Mandou limpar o quarto de hospedes, colocou uma televisão no quarto do visitante, pediu para que seus cozinheiros preparassem uma maravilhosa refeição, ordenou que seus empregados limpassem e organizassem todos os seus aviários, alem de organizar um gostoso passeio pelas lindas montanhas.
- Vamos meus rapazes, precisamos deixar tudo em excelente estado por aqui!
Ao meio dia em ponto Sr. Thompson estava no aeroporto para receber seu convidado.
- Jeremy A. Thompson, há quanto tempo não lhe vejo meu velho amigo!
Saudou o biólogo com um fortíssimo abraço ao antigo companheiro.
- Sim meu amigo, não nos vemos a longos anos!
Jeremy e Jimmy eram os melhores amigos durante a boa infância nas fazendas texanas.
Juntos cresceram nutrindo uma enorme paixão pelos vales, animais e plantas de sua terra natal. Os dois estavam sempre em discordância por qualquer assunto e nunca davam o braço a torcer. Discutiam sobre futebol americano, sobre carros e mulheres, discutiam sobre vacas, pássaros e cavalos e nunca chegavam a um ponto de concordância.
Quando pequeno Jeremy sonhara em ser um grande fazendeiro e criador de aves e Jimmy dizia que seria um excelente naturalista e que ajudaria seu grande amigo nos cuidados de suas lindas aves e o destino antigo profetizado pelos corações infantis agora se tornara realidade.
- Mais uma vez quero lhe agradecer Jeremy pela oportunidade de completar meu pós- doutorado em sua bela fazenda. Espero poder ser útil aqui nestes próximos dois anos!
Agradeceu Jimmy.
- É um grande prazer recebê-lo aqui meu velho amigo, vamos poder vivenciar juntos nossa antiga infância, tenho certeza que será maravilhoso.
Os dois partiram de volta para casa relembrando todas as grandes travessuras antigas. Jimmy contou tudo o que vivenciara em seu tempo de estudos na florida e lhe contou da maior transformação ocorrida em sua vida.
- Jeremy, tenho algo maravilhoso para lhe contar!
Disse humildemente o naturalista.
- Sim, me conte meu amigo, estou curioso para saber!
Interessou-se Jeremy.




- Em minha solidão e total dedicação em relação aos meus estudos durante o tempo em que vive na florida, velho amigo, comecei a sentir um grande vazio dentro de meu peito. Tentava preenche-lo com todo o tipo de conhecimento possível, mas nada em meu coração era suficiente grande, a ponto de me completar. Dizia já emocionado Jimmy. Até que um dia minha melhor amiga e hoje minha esposa, Maryane, apresentou-me um Deus que eu sempre havia ignorado. Apresentou-me um Deus que me fez enxergar aquilo que eu havia me tornado e me mostrou aquilo que ele realmente queria que eu fosse. Após uma breve pausa Jimmy completou sua fala. Sou cristão hoje meu amigo.
Aquilo tudo fora uma tremenda surpresa para Jeremy A. Thompson, o mais dedicado ateu do Texas. Para ele seu velho amigo havia se tornado um louco fanático como todos os outros religiosos que ele conhecia. Não entendia o porquê de seu antigo amigo ter se tornado um cristão depois de tantos anos juntos dividindo a mesma idéia de que o mundo era um fruto do mero acaso.
- Mas Jimmy, tem certeza desta situação? Acho que você esta passando apenas por um desconforto emocional e logo retornará a razão meu amigo. Não consigo acreditar nesta historia de Deus.
Assim que Jeremy emitiu sua opinião chegaram à fazenda.
Jeremy não queria mais o desconforto daquela conversa, iria aceitar a mudança de pensamento do amigo, mas não queria mais escutar sobre aquelas historias. Jeremy queria aproveitar aquele tempo com seu melhor amigo, sem deixar assuntos religiosos atrapalharem a convivência.
- Vamos entrando Jimmy, fique bem a vontade nesta casa. Pedi para meus cozinheiros lhe prepararem uma deliciosa refeição e amanhã bem cedo vamos partir em um passeio pelas montanhas, como fazíamos antigamente. O que acha da idéia?
Jimmy ficara super empolgado com a idéia e não via hora de poder sair em uma aventura natural.
Jimmy levantou-se bem cedo no dia seguinte, tomou o café e saiu para fazer sua meditação diária.
-Bom dia Jimmy, onde estava meu amigo pesquisador, já estamos quase de partida para as montanhas, vá se aprontar!
Perguntou Jeremy já apressando o amigo para a partida.
- Estava meditando Jeremy, nada como escutar a voz de Deus logo de manhã!
Jeremy mudou rapidamente e o assunto e pediu para que um de seus empregados separasse o carro para poderem partir.
Os dois logo partiram para as montanhas e durante todo o caminho foram relembrando as peripécias praticadas por dois garotos naquele mesmo local.
- Cuidado ao subir Jimmy, este lugar ainda é bastante perigoso!
Alertou Jeremy.
- Não se preocupe Jeremy, lembre-se que eu sempre fui um melhor alpinista que você!
Brincou Jimmy.
- Mas não se esqueça que foi você que uma vez quebrou o braço ao tentar saltar de uma pedra a outra.
Replicou o Fazendeiro.
Os dois passaram a manhã toda escalando pedras e morros até chegarem ao ponto mais alto possível.




- Que vista linda temos daqui. E pensar que apenas um ser foi capaz de imaginar e criar tal lugar como este. Deus é um artista incrível meu caro!
Disse com enorme satisfação o naturalista.
- De novo com este assunto de Deus meu amigo, realmente não consigo acreditar nisto, penso que tudo isto fora apenas uma mera obra do acaso, penso que tudo isto não passa de uma linda travessura da improbabilidade.
Há muitos anos atrás quando Jimmy e Jeremy ainda eram crianças, um fato fizera o agora renomado fazendeiro de aves perder a fé em um ser divino. Quando Jeremy completara 10 anos de idade recebera uma triste noticia de que sua mãe estava muito doente e que não teria mais que alguns meses de vida pela frente. Sua mãe era uma cristã fervorosa e sempre dissera que se uma pessoa tivesse fé, ela seria capaz de remover até uma montanha de seu lugar. Mas logo o jovem Jeremy refutaria esta idéia por completo. Alguns dias antes de ver sua querida mãe partir, Jeremy que nunca se importara com as questões da fé, resolveu fazer uma oração a Deus pedindo para que ele poupasse a vida de sua amada mãe. Mas nada adiantara e Jeremy abandonara toda idéia de Deus em sua vida.
- Olhe meu amigo, um ninho de águias ali caído ao chão!
Disse Jimmy já se apressando em ir dar uma espiada.
- O que será que aconteceu meu caro? Olhe tem um pequeno filhote sozinho aqui e parece estar ferido. Vamos levá-lo para casa e cuidar dele, talvez consiga sobreviver!
Jeremy tomou a pequena ave e cuidadosamente a trouxe de volta para a fazenda.
Jeremy e Jimmy tomaram todas as providências para que a avezinha fosse bem tratada. Entregaram-na aos cuidados do veterinário da fazenda e Jimmy sempre dava alguma assistência à ave quando possível.
Em poucas semanas a pequena águia estava em plena saúde. Paz havia se tornado a principal atração da fazenda e o mais novo xodó de Jeremy. Jeremy a levava para todos os cantos e a tratava com o maior carinho possível.
- Veja como ela cresce forte e saudável meu amigo Jimmy.
Dizia sempre com orgulho o fazendeiro.
Certa vez Jeremy moveu sua pequena águia para o aviário dos galos premiados e lá a ave começou a desenvolver seu estranho comportamento. À medida que ia crescendo, Paz começou a se comportar como um galo. Tudo que os galiformes do aviário faziam, a águia começava a fazer também.
- Olhe Jimmy, que estranho minha águia pensa que é um galo!
Exclamou o fazendeiro.
- Isto meu caro amigo é porque ela vive apenas em companhia de frangos, galinhas e galos. Ela cresceu com os galos e agora pensa ser um também!
Respondeu Jimmy
- Isto é bastante esquisito e eu gostei! Tenho agora uma águia que pensa ser um galo! Divertiu-se o fazendeiro. Ela agora virara uma atração! Todos vão querer ver a águia-galo!
Os meses foram passando e nada de Jeremy trocar a ave de lugar. Cada vez mais a águia parecia um galo e Jimmy começou a ficar preocupado.
- Jeremy, não acha que é uma águia deveria ser uma águia! Isto que você esta fazendo não é legal!



Jeremy estava começando a concordar com o amigo e os dois decidiram que era hora de transformar de novo a ave em um águia. Logo começaram a bolar uma estratégia para trazer de volta o comportamento original do animal. Jimmy e Jeremy tentaram de tudo e até um pouco mais. Primeiro começaram retirando a ave do galinheiro e a colocando em um ambiente separado. Depois começaram a realizar exercícios diários para que a ave mudasse seu comportamento. Os dois a erguiam por sobre uma escada para ver se ela saia por ai voando, mas sempre que a ave enxergava as outras galinhas ciscando, ela mesma retornava ao chão para fazer a mesma coisa.
Neste meio tempo Jeremy recebeu uma terrível noticia após fazer seus exames de rotina. Jeremy havia desenvolvido a mesma doença de sua mãe, e como ela estava destinado a falecer em pouco tempo. Aquela noticia atingiu direto a alma do fazendeiro. Jeremy estava totalmente abalado com toda aquela historia e não desejava passar pelo mesmo sofrimento que sua doce mãe havia passado.
- Que peça o destino me pregou meu amigo. Quanta tristeza estou sentindo!
Disse em lagrimas Jeremy.
- Meu amigo, para tudo na terra há um propósito. Vou orar por você!
Jeremy não hesitou em relação à atitude do amigo, não dava o braço a torcer em relação a sua descrença com o divino, mas algo lá no fundo de sua alma mantinha acesa uma chama de esperança em algo sobrenatural.
- Meu amigo, venha aqui comigo acho que finalmente consegui achar uma solução para Paz. Sei como acionar seus instintos de águia.
“Será que ele realmente conseguiu”. Pensou Jeremy.
Eles tomaram a águia e partiram em direção a montanha em que acharam o pequeno animal. Escalaram as rochas e chegaram ao seu topo quase ao fim da tarde.
- Sabe Jeremy. Iniciou sua fala Jimmy. Quando o Homem foi criado, Deus desejava que ele fosse algo maior, algo grandioso e belo como ele próprio É. Assim como nossa águia foi criada para ser águia, fomos criados para ser algo melhor do que isto que somos hoje. Assim como condicionamos esta águia a pensar que ela deveria agir como algo totalmente diferente de sua natureza, estamos também condicionados por este mundo, para agir segundo o seu curso e é necessário algo que nos faça acordar para a verdade.
Nesta hora Jeremy estava bastante confuso e emocionado, não queria que o “calor do momento” o fizesse acreditar em algo que sempre fora desconfortável para ele. Mas admitia que começava a enxerga uma verdade através das palavras ditas pelo amigo.
- Gostaria de poder fazer uma oração contigo meu amigo, posso?
Perguntou Jimmy com a esperança de ter uma resposta positiva.
- Que mal há em uma oração?
- Senhor muito obrigado por este momento em que procuramos encontrar uma verdade para o grande dilema da vida. Mas sabemos que a verdade é o senhor que nos criou para sermos exatamente como seu filho Jesus foi. Peço que nos ajude a enxergar este caminho e que o senhor possa ter misericórdia da saúde de meu grande amigo. Muito obrigado pela vida, amem!
Logo que acabou de orar Jimmy soltou a águia precipício a baixo. De início a águia não esboçou uma reação, mas ao se deparar com o desespero da queda, o animal começou a bater suas grandes asas e logo começara a voar alto sobre as nuvens.





- Uau, que cena maravilhosa meu amigo!
Disse perplexo Jeremy.
- Vê Jeremy, aquela maravilhosa ave finalmente pode enxergar quem ela era realmente, ela pode perceber que para ser livre ela só precisava fazer uma escolha, a de bater suas asas. Assim como nós meu amigo, precisamos fazer apenas uma escolha, ter fé!
Depois de muito pensar sobre aquele dia em que viu Paz, sua maravilhosa águia alçar seu vôo de liberdade e de refletir sobre as palavras de seu amigo, Jeremy decidiu firmemente deixar a fé tomar conta de seu ser.
- Foi muito bom passar contigo estes dois últimos dois anos Jeremy, acho que minha missão aqui foi bem sucedida, missão de lhe trazer as boas novas do evangelho para você!
Disse carinhosamente Jimmy.
- Você trouxe luz para minha vida meu amigo, enquanto esteve aqui a luz de sua fé iluminou o meu ser e me ajudou a enxergar a verdade. Sou grato a você meu amigo!
Os dois se despediram e cada um seguiu o seu próprio rumo.
Infelizmente Jeremy faleceu cinco anos mais tarde por causa de sua doença, mas durante este período, Jeremy encontrou a liberdade e a verdade em seu criador e em sua memória foi escrito:
“ Jeremy, livre como uma águia.”

Nenhum comentário: