Hoje em dia vivemos em uma sociedade egoísta, que prioriza a satisfação própria e a busca da felicidade individual como uma verdade absoluta. Para a grande maioria das pessoas, a sociedade só chegaria a um ponto de graça, quando cada um dos indivíduos estiver plenamente satisfeitos em suas ambições e desejos, mas a única coisa que percebemos no mundo de hoje é a grande falta de amor e solidariedade, que gera em nosso mundo um grande caos. Somos levados por influencia externa a desejarmos nossa própria satisfação e com isso obtemos altos índices de falências familiares, de casamentos terminando precocemente, de solidão, entre outros males que atacam nossa sociedade por causa desta visão deturpada que temos de auto-satisfação. Cristo nos ensina a viver de modo diferente, Ele nos ensina um caminho melhor para conseguirmos nossa própria alegria, nos mostra que a auto-satisfação vem quando procuramos a felicidade coletiva e não individual.
O famoso mandamento de Cristo: Amar o próximo como a ti mesmo, nos mostra este caminho excelente. Se analisarmos esta frase veremos que amor ao próximo vem antes de amarmos a nós mesmo. Jesus veio nos ensinar um novo tipo de amor, um novo tipo de felicidade, um novo tipo de satisfação pessoal. É auto-satisfação alcançada quando conquistamos para o outro a felicidade, deixando de lado todo tipo de egoísmo. O Senhor sentiu-se feliz, quando se entregou por nós naquela cruz. Jesus conquistou sua maior felicidade ao ver suas criaturas redimidas pelo seu sacrifício eterno. Jesus fez os céus transbordarem de alegria, ao abrir mão de sua própria vida para que o homem consegui-se a tão sonhada paz eterna. A vida de um discípulo de Cristo tem de emular a vida de seu mestre. Se Jesus foi capaz de abrir mão de sua própria alegria, de sua própria felicidade, para que a humanidade fosse aperfeiçoada, é de se esperar que aqueles que carregam a bandeira do Senhor, possam agir em semelhante modo. Cristo vivia uma vida perfeita no céu ao lado de seu Pai, vivia em alegria, possuía o regozijo eterno, mas preferiu deixar tudo isto de lado para que todo homem pudesse ter a mesma oportunidade de vivenciar este tipo de felicidade. Quando o “todo” está cheio de alegria, tudo aquilo que faz parte dele é alcançado também.
Se você deseja ser feliz, aprenda a amar o seu próximo antes de você e a amá-lo como você gostaria de ser de volta. Sua felicidade é sustentada pelo Deus eterno e Ele procura a felicidade de todos, sem fazer distinção entre seus filhos. Deus deseja ver a todos bem, anseia para que todo ser possa compartilhar de sua alegria e de sua paz. Trabalhe pelo bem de seu próximo, procure fazer o bem a todo tempo e a qualquer pessoa. Nossa sociedade só será perfeita, quando aprendermos a amar o próximo, como o próprio Cristo nos amou. A maior felicidade que o homem pode ter é de ver aqueles que ama, satisfeitos em suas alegrias. Somos um corpo, uma grande família, não vivemos isolados em uma ilha e temos responsabilidades para com nossos irmãos. Busque a felicidade de seu irmão, se entregue por ele e você conhecerá a alegria vivida por Cristo ao se entregar naquela cruz por nós. Você conhecerá o perfeito amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário