quarta-feira, 16 de junho de 2010

Salvação através da gratidão.

Salvação através da Gratidão:

Quantas pessoas acordam pela manhã e si fazem a seguinte pergunta: Sou grato a Deus pelo o que fez em minha vida? Acredito que a maioria de nós cristãos, estamos tão interessados nas bênçãos, que nos esquecemos de voltar e dizer obrigado.
Podemos enxergar está cena claramente quando lemos o seguinte texto: Lc 17:11 - 19, "E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passava pela divisa entre a Samaria e a Galileia. Ao entrar em certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe, e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! Ele, logo que os viu, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos. Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças; e este era samaritano. Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão?
Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?
E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou."
Quando olho para mim mesmo, descubro o quanto sou ingrato, descubro como o ser humano tem dificuldade de mostrar gratidão. Não me refiro só a nossa vida espiritual ou nosso relacionamento com o divino. Refiro-me a todas as áreas de nossa vida, desde nossos relacionamentos de amizade, passando pelo nosso convívio familiar, chegando ao nosso ambiente de trabalho. Temos ausência de gratidão não só para com Deus, mas para com os homens também.
No texto de Lucas vemos dez leprosos, buscando a cura de Deus. Se pararmos para pensar, iremos verificar que está é a única vez que Jesus cura um grupo de pessoas ao mesmo tempo. Jesus sempre se preocupava com o indivíduo e desta vez demonstra outra atitude frente a situação. O senhor atende ao pedido de misericórdia dos leprosos e sem mais delongas envia os doentes para serem examinados. É curioso notar também que os leprosos partiram sem saber se foram curados ou não, pois a cura só se realizara durante o percurso. Afinal, o que Jesus queria ensinar com aquele episódio?
Talvez possamos fazer a seguinte comparação: Os homens são os leprosos, e o cristão deveria representar o samaritano. Cada homem tem uma necessidade em Deus, todos clamamos por misericórdia e não a percebemos durante a trajetória da vida, sendo que a maioria só irá notar quando chegarmos para sermos examinados pelo Criador. Estamos cegos em relação a graça de Deus em nossas vidas.
Nossa atitude deve ser como a do estrangeiro da passagem, devemos perceber as maravilhas de Deus no nosso dia-a-dia e voltarmos gratos, reconhecendo humildemente o seu poder. Gratidão gera salvação, gratidão é demonstração de fé! Dez leprosos foram curados, mas apenas um foi salvo! As bênçãos de Deus vêm sobre todos, inclusive sobre os ímpios, mas a salvação vem para o humilde, que reconhece a ação de Deus em sua vida. Devemos ser gratos pela salvação que vêm de Deus!

Nenhum comentário: