quarta-feira, 16 de junho de 2010

A morte de Cristo

A morte de cristo:

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram.”

Por que fora necessário a morte de cristo? Pelo que cristo morreu? Ou ainda, por quem cristo morreu?
Estas perguntas muitas vezes não são realmente compreendidas por aqueles que ainda não fazem parte da família de Deus e muitas vezes não são entendidas até por aqueles que já aceitaram o Senhor Jesus como mediador entre Deus e os homens. Sem compreender o significado e importância da morte de Cristo em favor dos homens, não poderemos entender o seu grande amor pelo pecador.
Para entendermos a morte de Jesus, temos que abordar alguns fatos da historia do povo judeu, e algumas de suas tradições:
1) Adão: Este é relatado na bíblia como o primogênito da humanidade. Adão foi o primeiro ser humano a pisar sobre a face da terra. Nos evangelhos encontramos seu nome na arvore genealógica de Cristo, sendo apresentando como filho de Deus. E como filho de Deus, adão fora criado como o próprio Deus. Ele nasceu puro, santo em comunhão com Deus, na linguagem cristã poderíamos dizer que Adão já nasceu salvo de seus pecados. Porem a palavra de Deus nos conta que Adão abriu mão desta santidade ao desobedecer a uma ordem de Deus e dar ouvidos ao inimigo de nossas almas, o diabo! Ao fazer isto, Adão foi separado de Deus. E se Deus é vida eterna, estar separado dele significa morte eterna.
2) A lei de Deus: Em romanos temos “Porque até o regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei.” E “Entretanto reinou a morte de Adão até Moises, mesmo sobre aqueles que não pecaram a semelhança da transgressão de Adão.” Assim que Adão pecou, como pai de toda a humanidade e por ter sido afastado da presença de Deus, passou o homem a viver morto por causa do pecado. Não morto fisicamente, mas como “Zumbis” espirituais vivendo sobre a face da terra. O pecado reinava sobre a vida humana, porem este mesmo não era levado em conta, ou seja, não existia algo que formulasse o pecado, existia apenas o fruto do pecado de Adão. Vendo a incapacidade humana de perceber seus atos e de julgar suas atitudes, Deus trouxe ao homem sua lei eterna, lei que deu “nome aos bois”, lei que mostrava e colocava o pecado e o erro humano em vista. É esta mesma lei que condena todas as transgressões humanas, é esta lei que nos mostra o quanto somos pecadores e é esta mesma lei que nos aponta para a vida.
3) A necessidade do sacrifico eterno: A lei de Deus nos mostra que a condenação do pecado é a morte. A lei de Deus pede sangue por pecado, pois o pecado não convive na presença de Deus. Nos antigos livros da lei judaica, podemos enxergar isto claramente. Vemos que quando alguém pecava, era necessário trazer um animal limpo em favor do pecado, alguém tinha de pagar a conta. Os sacrifícios antigos eram apenas mera representações de algo que seria perfeito e como sabemos a perfeição e o homem não andam de mãos dadas. Em hebreus temos “... sem derramamento de sangue não há remissão.”. Era necessário sangue derramado, cada homem tinha que pagar com a própria vida por seu pecado! Mas Deus em seu eterno amor ofereceu o seu próprio Santo filho em favor de nossos pecados. Deus nos deu a lei que nos conduzia a cristo e nos deu seu próprio filho como o fim desta.
Agora podemos responder as perguntas feitas no inicio deste texto. “Por que fora necessário a morte de cristo?”, foi necessário, pois a lei de Deus exigia a morte de um justo em favor dos pecados. “Por quem cristo morreu?”, ele morreu pelo pecador, ele morreu pelo culpado, morreu por quem merecia morrer, eu e você!

Nenhum comentário: