Aprendendo a compartilhar.
Os doze passos de grupos de restauração podem ser de extrema utilidade para a vida de cristãos que podem não demonstrar comportamentos compulsivos destrutivos, porém sofrem com outras fraquezas que lhe são impostas por sua carne. Quem já sofreu ou ainda sofre pela escravidão de um vício, sabe da real necessidade de se confessar ou de compartilhar seu pecado, sua prisão. O grupo de doze passos nos traz uma lição muito edificante para começarmos a vencer nosso maior inimigo, vencer nossas dificuldades, vencer nossos vícios. Nestas reuniões semanais, onde pessoas doentes e escravas de situações rotineiras ou constantes se encontram, há um procedimento onde tais indivíduos podem expressar seus pesares e dividir seus fardos uns com os outros. Eles logo descobrem a necessidade e a eficácia de confessarmos uns aos outros.
A palavra de Deus nos conduz a confissão e a confissão nos conduz ao arrependimento. A bíblia nos diz que quando confessamos nosso pecado a Deus, quando expomos nossa fraqueza ao senhor, ele é fiel em seu caráter para nos perdoar e justo para retirar o peso de nossa fraqueza. Quem carrega seu fardo em solidão, está se voltando contra a justiça. Para haver perdão é necessário arrependimento e o perdão do Justo Juiz quebra todo o julgo. Confissão é um ato de humilhação, confissão nos torna propícios ao perdão, é o primeiro passo para nos reconciliarmos com o Santo Deus e conosco mesmos. Não é atoa que os próprios grupos de ajuda aos diversos tipos de viciados, utilizam desta arma para a cura de almas escravizadas pelo próprio desejo carnal.
Através da leitura da palavra de Deus, encontramos diversos exemplos de pessoas que tiveram sua vida transformada após confessar seus pecados. A bíblia nos conta sobre Isaías, um profeta dos tempos antigos, que ao contemplar a glória do Senhor, foi levado a expor seus erros diante de Deus. Nosso Criador não convive com o pecado, ele é santo, porém Deus sabe da nossa condição de fraqueza e sabe que continuaremos impuros até que Cristo nos dê um novo corpo. Quando o profeta teve um encontro com Deus, ele confessou o seu pecado e o próprio Deus ordenou que seu fardo fosse retirado. Nós quem pecamos e é o Senhor que nos limpa, mas entre um ato e outro é necessário confissão. Um outro exemplo muito conhecido é o arrependimento do rei Davi. Davi, homem segundo o coração de Deus, também pecou e se corrompeu e por causa disto a bíblia nos conta que o rei sentiu-se vazio, doente e triste e que só foi sarado quando não mais ocultou seu pecado diante do Senhor. O pecado não confesso destrói nossas vidas. Ele nos consome, nos deixando humilhados. Quando ocultamos nossos erros, estamos apenas adoecendo nossa alma e se não houver arrependimento, logo virá a morte.
Deus procura corações arrependidos, quebrantados, pessoas que estão dispostas a mudar de rumo. Devemos confessar uns com os outros para sermos curados, ensina a palavra de Deus. Entregue suas fraquezas ao Senhor, para que ele possa fazer uma boa obra em sua vida. Compartilhe sua vida com aqueles que se importam com você, confie no Senhor e o mais ele fará!
Nenhum comentário:
Postar um comentário