sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O sâbio rato e o coelho desaparecido

Seu Ratão e o coelho desaparecido.



Em uma bela manhã de domingo seu Ratão estava a varrer a entrada de sua toca quando de repente um grito por seu nome lhe roubara a atenção.

- Socorro Seu Ratão, meu filho desapareceu!

Gritava Dona Coelhita em desespero.

- Mas como a senhora permitiu que isto lhe ocorresse?

Perguntou Ratão acudindo a aflita coelha

- Estava eu a passear com vinte e três dos meus filhotes pelo campo das amoreiras. Fiquei lá por toda a manhã lendo livros e tricotando enquanto meus filhotes brincavam pelo campo. Um pouco antes de ir embora, encontrei com o amigo Gavião Bom-de-bico e conversamos durante alguns minutos. Quando decide partir, ao fazer a contagem dos filhotes percebi que o número dezoito estava faltando, procuramos o sumido durante horas e como não consegui encontrá-lo, veio logo procurar a ajuda do mais sábio rato da floresta.

- Mas que caso complicado!

Respondeu Seu Ratão.

O rato silvestre ficou parado por poucos minutos pensando antes de dizer para Dona Coelhita o que fazer.

- Primeiramente devemos fazer uma recontagem organizada de todos os seus filhotes. Quantos filhotes a senhora têm?

Falou Seu Ratão.

- Tenho trinta ao todo!

Respondeu Coelhita.

Os dois partiram rumo à toca de Dona Coelhita. Ao chegarem, dispuseram todos os coelhinhos em fila e começaram a contagem.

- Um, dois, três, quarto... Vinte e nove e pronto!

Disseram juntos ao terminarem a contagem.

- É! Realmente a senhora tem um coelho desaparecido por aí!

Disse Ratão.

Ratão mais uma vez se pôs a pensar e de repente exclamou.

- Vamos interrogar cada um deles até conseguirmos uma pista. Vamos começar por você aí. Qual o seu nome e quando viu o número dezoito pela última vez?

- Meu nome é número um e ainda não fiz amizade com o número dezoito, sabe somos muitos irmãos!

Respondeu o primeiro coelhinho.

- vamos para o próximo. Disse Seu Ratão. Onde viu seu irmão, o número dezoito pela última vez?

- Ora, nem sabia que tinha um irmão com este nome!

Respondeu o número dois.

Depois de pular alguns coelhinhos, Seu Ratão fez mais uma pergunta, só que agora ao número quinze.

- Sabe onde esta o número dezoito rapazinho?

- Estávamos brincando de esconde-esconde, quando mamãe nos chamou. Acho que foi devorado pelo Lobo que vive aí fora!

Respondeu o número quinze.

- Nem brinque com isso meu filho!

Disse Dona Coelhita em grande aflição.

Agora seu Ratão já possuía uma informação importante para a solução do caso.

- Vamos até o local onde os filhotes estavam brincando. E você pequenino virá conosco!

Disse Ratão.

Os três partiram obstinados a encontrar o coelhinho perdido. Seu Ratão tinha certeza que encontraria mais pistas nos campos das amoreiras. Ao chegarem no campo, avistaram Gavião Bom-de-bico tirando um cochilo em uma das amoreiras.

- Vamos procurar por aí enquanto esperamos nosso amigo Gavião acordar, ele deve ter boas informações sobre o paradeiro do número dezoito.

Comentou o Sábio rato.

Eles procuraram durante horas e até pararam para um rápido lanche. Quando já estava anoitecendo, Gavião Bom-de-bico despertou de seu cochilo e logo começou a falar.

- Que bom vê-los por aqui! A brincadeira das crianças já acabou, acharam todos os que estavam escondidos? Pode sair por debaixo das minhas asas filhotinho, acho que você foi o campeão da brincadeira, que belo plano este que tivemos!

Logo que o pássaro acabou de falar, o pequeno filhote sumido saiu de seu esconderijo.

- Será que ganhei a brincadeira, afinal já faz horas que estou escondido aqui!

Disse o filhote.

- Que bom que lhe encontramos meu filho estava ficando preocupada.

Falou Dona Coelhita, aliviada por encontrar seu filhote perdido.

- Pode nos explicar como ficou sumido durante horas?

- Ora Mamãe! Avistei o senhor Gavião chegar para o seu cochilo matinal, e então perguntei se não poderia esconder em suas asas. Ele ainda se ofereceu para distraí-la enquanto me escondia. Que ótimo plano! Vou praticá-lo sempre.

Explicou o coelhinho.

Dona Coelhita tomou o coelhinho pela orelhinha, agradeceu Seu Ratão pela a ajuda e levou o jovenzinho prometendo-lhe um grande castigo.

- Que confusão meu amigo rato, não desejava que isto ocorresse!

Falou Gavião um pouco chateado com toda aquela situação.

- Não fique assim meu amigo, sei que este filhotinho aprendeu a lição. Disse Ratão. Quer tomar um chá de amora com biscoitos em minha humilde casa? Vai lhe fazer bem!

Os dois partiram rumo à toca de Ratão e Gavião Bom-de-bico nunca mais quis brincar de esconde-esconde com os coelhinhos e o coelhinho sumido ficou meses sem poder comer doce de cenouras.

Nenhum comentário: