Um Ato de liberdade – Um ato de liderança
Sabe quando vamos ao cinema, sem muitas expectativas para determinado filme? Vamos ate a bilheteria, olhamos os filmes em cartazes e comentamos com nossa compania: Ah, este filme parece ser legal! Quando na verdade estamos pensando: Será que não tinha outro melhor para assistirmos! Admito que quando soube que iríamos assistir “Um ato de liberdade”, pensei imediatamente na perda do meu dinheiro e de meu tempo. Mas para minha grande surpresa, sai do cinema pensando em como iria colocar em pratica toda a informação recebida durante quase duas horas.
Realmente o filme foi uma boa surpresa. A história gira em torno de um judeu, que teve sua família terrivelmente massacrada pelos alemães, e que durante sua fuga, se tornou um líder para uma pequena parte de uma nação, que estava sendo exterminada por um inimigo feroz. Um ato de liberdade, foi baseado em fatos reais. Porem a tal façanha de Tuvia Bielski, foi conhecida anos depois, por relatos dos descendentes dos bravos judeus que sobreviveram nas gélidas florestas da bielo-rússia. É impossível não comparar Tuvia com outro líder bem conhecido do povo hebreu, o grande Moises. Tuvia como o antigo líder, antes de se tornar como um “salvador” para um povo sem esperanças e desolado; assim como o antigo profeta retirado das águas, começou sua carreira de líder como assassino de seus opressores, quando este por vingança entra na casa de uma família alemã e mata friamente seus moradores e logo após este assassinato, foge com seus irmãos para a floresta gélida do leste europeu e a cada dia sua família é acrescida por outros judeus que em busca de refugio se juntam ao agora líder de um novo êxodo judaico. Durante o filme podemos nos deparar com as dificuldades e responsabilidades que atormentam uma liderança. O que me surpreende é como muitas pessoas enxergam o titulo de líder com olhares de privilégios e confortos, quando na verdade tais sujeitos são pressionados e levados ao limite a todo tempo. Lideres tem de tomar decisões rápidas e sabias. Lideres tem de se mostrar firmes e fortes mesmo quando doenças, derrotas e humilhações pairam sobre seus ombros. Lideres tem de conhecer e comunicar com seu povo, sem deixar transparecer seus medos e duvidas. Lideres tem de animar o povo, quando estes estão passando frio e com fome. Lideres precisam fazer sacrifícios quando seu povo esta prestes a perder a esperança. Lideres precisam ser duros e muitas vezes inquestionáveis com certas questões e pessoas. Lideres serão pressionados a todo tempo, e precisam ser firmes quando “lobos” procuram corromper o povo. Lideres precisam saber escutar conselhos, quando este não souber para onde ir. Lideres precisam saber que deve ir à frente do povo, pronto para ser o primeiro a ser atingido pela as armas inimigas. Lideres precisam saber escolher bem seus amigos e conhecer exatamente seus inimigos. Muitas vezes o líder precisará carregar nas costas pessoas que estão morrendo pelo caminho. Lideres devem saber que muitas vezes o povo irá desistir de continuar a jornada e mesmo assim deverá manter o foco de sua missão. Liderança não é fácil e muitas vezes os escolhidos para esta missão serão pessoas com passados duvidosos, pessoas que poderão não ser as mais inteligentes ou pessoas com defeitos e dificuldades como o próprio Moises e Tuvia do filme. Porem nós cristãos devemos colocar nossa esperança e devemos espelhar-nos em um líder que foi ao extremo das conseqüências! Líder que não foi reconhecido pelos seus, líder que foi humilhado pelo seu povo e que até hoje é questionado por estes, mas mesmo assim não poupou seu próprio sangue para que seu povo obtivesse o descanso. Podemos nos basear em filmes, em historias reais, em lideres históricos e grandes personagens contemporâneos, mas saiba que o maior líder de todos os tempos, o verdadeiro Rei foi levado a uma cruz pelo seu povo, foi escarnecido pelos seus e traído por seus amigos. Mas mesmo assim foi obediente até a cruz. Mesmo assim manteve seu alvo para que nós obtivéssemos a paz diante de Deus. Irmãos, liderança não é algo agradável e pode ser dura muitas vezes, mas devemos ter sempre em mente que se Cristo foi até as ultimas conseqüências por nós, por que não procurar exemplo em seus atos e sua vida, para que possamos ser como Ele foi? Lembrem-se que sem Ele nada podereis fazer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário