segunda-feira, 6 de julho de 2009

Santidade

Santidade

Santidade é um termo que sempre gerou grandes duvidas, conflitos e questionamentos. São diversas as teologias e divergências entre os pensadores que aventuram sobre esta questão e há uma discrepância enorme entre as diversas denominações que compreende a igreja cristã hoje. Saindo de uma abordagem geral para uma mais pessoal, apresento abaixo as perguntas que me saltam a mente ao refletir sobre este assunto:

O que nos faz santos? Como sermos santos? Sermos santos é nossa responsabilidade? Ser santo é condição para ser salvo? Somos responsáveis por nossa salvação? Como vencer os vícios, pecados e dificuldades para sermos achados santos?

Apos realizar uma pequena, mas satisfatória pesquisa bíblica sobre o assunto, cheguei a algumas conclusões provisórias. A primeira resposta que cheguei é que quem nos santifica ou nos "sela'' como santos e nos faz sermos separados é justamente o Espírito Santo. Podemos ver isto em alguns versículos bíblicos: Mc 1:8 e Lc 3:16 nos relatam sobre o batismo do espírito que o cristão receberia apos a ascensão de Cristo aos céus e em Rm 15:16 e Ef 1:13 podemos ver claramente que o Espírito Santo de Deus nos santifica ou nos separa a Deus.

Ser santo também é uma responsabilidade humana. Paulo muitas vezes nos compara aos sacerdotes do antigo testamento e aos servos de Deus que faziam a manutenção do templo do Senhor e há um versículo que me faz entender melhor esta responsabilidade. Em Ef 4:30 temos: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção". O pecado entristece a Deus, o pecado nos separa do Senhor, o pecado nos deixa "comum" aos outros e quando pecamos estamos entristecendo o Espírito, dizendo a ele que não desejamos esta separação.

Neste mesmo versículo podemos responder outra pergunta: Ser santo é condição para ser salvo? A ultima parte nos mostra que ainda não fomos redimidos, temos garantia e promessa da salvação em Cristo Jesus, mas ainda estamos sujeitos a rejeitá-la, a bíblia nos mostra que o Cordeiro de Deus virá mais uma vez para "finalizar" a nossa salvação e a função do Espírito de Deus é justamente nos selar ou nos marcar para este dia.

A minha ultima pergunta foi: Como vencer os vícios, pecados e dificuldades para sermos achados santos? Em Timóteo 3 temos: “... não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo." Não foi por nossas obras que asseguramos a santidade de Deus. Foi segundo a misericórdia e graça do altíssimo que nos foi garantida a separação a Ele e nunca devemos nos esquecer disto. Santidade e graça de Deus andam de mãos dadas. A santidade do Espírito gera uma renovação, ela nos Lava e nos regenera. Somos impulsionados pelo o Espírito para nos mantermos limpos e somos incomodados por Ele quando nos desviamos do caminho. Somos transformados pela renovação da nossa mente, causada pelo Consolador da nossa alma, e uma vez transformados experimentamos a perfeita vontade do Pai. É o próprio Espírito Santo que nos proporciona esta vitoria sobre o pecado e ele nunca irá nos tirar esta esperança.

Há ainda várias perguntas envolvendo este tema e muitas talvez não serão respondidas no tempo dos homens, mas assim como é pelo o Espírito que temos a santidade, é ele também que mos ensina e conduz para este alvo. Seja cheio do Espírito Santo e será santo como Ele é Santo.

Nenhum comentário: